Seu sorriso tem mais poder do que você imagina

A posição de trabalho e a saúde dos dentistas
A posição de trabalho e a saúde dos dentistas
27 de agosto de 2019
Invisalign – AR Odontologia BH Dr. Alysson Resende
Invisalign – AR Odontologia BH Dr. Alysson Resende
27 de agosto de 2019
Seu sorriso tem mais poder do que você imagina

Seu sorriso tem mais poder do que você imagina

A saúde começa pela boca.” Quem nunca ouviu essa frase? Ela até pode soar como clichê, mas se trata de uma verdade muito absoluta. Além disso, é importante se lembrar da relação direta entre sorriso e a boa saúde.

Mas o que é, de fato, saúde? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde reside na seguinte afirmação: “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Para se ter uma dimensão, ao sorrir, o corpo libera endorfina, que é um analgésico natural, que provoca a sensação de bem-estar.

Mas os benefícios não param por aí. As boas gargalhadas:

• aumentam a quantidade de saliva, que são benéficas à imunidade;
• reduzem o nível de hormônios relacionados ao estresse;
• dilatam os brônquios e aumentam o volume respiratório;
• melhoram a circulação sanguínea e baixam a hipertensão;
• facilitam a digestão;
• massageiam o intestino e aumentam a flora intestinal;
• melhoram o sistema imunológico e eliminam toxinas;
• fazem massagem vibratória em todo o corpo;
• combatem a insônia, quando a pessoa sorri antes de se deitar.

Acha que acabou? Lembra-se do título? Pois bem, acredite, o poder do sorriso está com você. Ele fala sem dizer, atrai olhares, colore a vida e abre caminhos. Pesquisas têm demonstrado que o rosto de uma pessoa tem papel significativo e influência direta nas relações sociais e na autoestima. Boa parte desse poder vem do sorriso, que, além de ser umas das principais maneiras utilizadas pelo ser humano para demonstrar alegria, funciona como uma espécie de cartão de visita.

E relacionar consigo e com o outro de forma positiva é um desafio constante para a maioria dos indivíduos. Para tecer mais a respeito desse “desafio”, convidamos Rinara França, especialista em relações inter e intrapessoal, para um bate-papo:

De acordo com Rinara, quando nos conhecemos, passamos por um processo de reconstrução, crescimento e evolução de dentro para fora. “Essa capacidade de lidar bem consigo mesmo e com os outros, reconhecendo suas potencialidades e limitações, aceitando-as e respeitando-as, é o que chamamos de inteligência relacional”, explica.

Como ela destaca, esse é um desafio que demanda hábitos diários, afinal, é impossível querer me relacionar bem com o outro quando não me relaciono bem comigo mesmo. “As pessoas se sentem incompletas, desconfortáveis, inconstantes, incomodadas, sozinhas, mas não conseguem especificar a causa”, conta.

A vida é relativamente boa, tem um bom trabalho, saúde, família e bens materiais, porém existe uma sensação latente de insatisfação. Se olhar no espelho e enxergar, primeiro, o que está dentro é desafiador. Na maioria das vezes, precisamos de uma ajuda de especialistas para mudar. Já diziam os norte-americanos: “Mudar é difícil, não mudar é fatal”.

Começar de fora para dentro pode ser um início para se alcançar mudanças significativas, como explica Rinara. Buscar um sorriso que te inspire a se olhar mais te permite se sentir vivo e com a sensação de ser capaz de cuidar de si mesmo. Esse pode ser um começo para você se relacionar melhor com a vida. Tanto que Rinara enfatiza: “Olhe-se mais, ame-se mais, crie estratégias factíveis de iniciar um processo de mudança de fora para dentro como motivação física, paralelamente à mudança de dentro para fora, que será fundamental para tornar constantes e crescentes esses ganhos”.

Portanto, bora sorrir? O poder é todo seu. Cuide de você como um todo. E para nós, da AR Odontologia, o seu sorriso é o nosso sorriso.

Ajuda? Chat via WhatsApp