Dr. Carlos de Carvalho o mineiro que foi abraçado pelo mundo

Invisalign BH, Tecnologia ortodôntica
Invisalign BH, Tecnologia ortodôntica
27 de agosto de 2019
Inteligência no tratamento, dentista Guilherme Castro
Inteligência no tratamento, dentista Guilherme Castro
27 de agosto de 2019
Dr. Carlos de Carvalho o mineiro que foi abraçado pelo mundo

Dr. Carlos de Carvalho o mineiro que foi abraçado pelo mundo

Para muitos, ele ficou conhecido como “uma das maiores autoridades da atual Odontologia Adesiva Rehabilitadora”. Exagero? Não acredito. Dr. Carlos de Carvalho é dentista formado em 2003 e se tornou mestre na área em 2008, na Universidade de Siena, na Itália. PHD em Biomateriais na Universidade de Siena, Itália em 2010. Em 2011 obteve seu douramento pela Universidade de São Paulo na Faculdade de Odontologia de Bauru. Leciona em escolas do Brasil e do exterior em cursos de educação continuada para os colegas sobre temas de dentística, fotografia odontológica, implantodontia e próteses. É autor e co-autor de vários artigos internacionais publicados em revistas de alto fator de impacto. Convidei Carlos para um bate-papo exclusivo para uma degustação, já que o mestre estará por aqui em BH em março, dos dias 16 a 18 de março, para um curso especial na nossa clínica sobre Reabilitação Adesiva: com concentração em laminados cerâmicos. Confira o resultado dessa conversa a seguir.

ALYSSON RESENDE – Qual o processo de reabilitação das lentes de contato?

CARLOS DE CARVALHO – A reabilitação com lentes de contato é mais uma solução clínica dentre várias. Partindo do pressuposto que a instalação deste material involve sacrifico de estrutura é obrigatório a correta indicação. A previa análise de condutas mais conservadoras deve ser: indicação de um clareamento dental; movimentação com aparelhos ortodônticos; cirurgia plástica de gengiva e aplicação de resinas compostas. Todos esses tratamentos citados são extremamente previsíveis, com sucesso clínica e científico comprovado com vasta literatura suportando. O procedimento é feito por um profissional especialista da área da Dentística e consiste na colocação de pequenas lâminas de porcelana na frente dos dentes que pode mudar a cor, formato ou comprimento dos dentes normais.

AR – QUANTO TEMPO DURA?

CC – Há relatos nas pesquisas que afirmam que a duração é de até 20 anos. “O tempo é muito relativo, já que depende de alguns fatores que variam de paciente para paciente.” Ou seja, não adianta investir na técnica e deixar de lado uma higienização oral adequada e seguir com hábitos ruins. Essas atitudes podem diminuir o tempo útil da lente, porque apesar de serem feitas com material resistente, a cooperação do paciente é imprescindível.

AR – PRINCIPAIS CUIDADOS PARA CONSERVAÇÃO

CC – A boa higienização oral é mais do que obrigatória durante qualquer tratamento. E claro, as visitas periódicas ao dentista não devem acabar depois da colocação das lentes. É preciso evitar o mau hábito de roer as unhas, além de não usar os dentes para morder alimentos de consistência sólida. “É bom redobrar os cuidados em pacientes com hábitos parafuncionais, como o bruxismo, com o uso de um dispositivo de proteção dos dentes, como as placas de relaxamento ou até o auxílio da toxina botulínica“, comenta a profissional.

Carlos de Carvalho

Recebeu seu diploma de odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Itaúna, Brasil em 2003 e alcançou o status de mestre na Universidade de Siena, Itália, em 2008.  Obteve o PhD em Biomateriais na Universidade de Siena, Itália em 2010. Em 2011 obteve o título de Doutor pela Faculdade de Odontologia de Bauru / Universidade de São Paulo, Bauru. Carlos de Carvalho tem clinica privada em Salvador/Bahia, com um interesse especial em odontologia estética e implantologia. Leciona tanto nacional como internacionalmente

Ajuda? Chat via WhatsApp